Concurso Cosplay

O Concurso Cosplay acontecerá todos os dias do Anime Summer Geek Fest 2017! Capriche no figurino e na atuação e venha se aventurar!

O QUE É O YAMATO COSPLAY

Com o intuito de divulgar a cultura pop, o cosplay, originado da expressão Costume (Fantasia/Traje) e Play (brincar/interpretar), trata-se de um hobby em que as pessoas se fantasiam de um personagem de filme, animação (japonesa ou não), vídeo-game, quadrinhos, séries de TV ou até mesmo livros, representando traços de sua personalidade como: postura, falas e poses típicas.

O hobby costuma ser praticado em eventos que reúnem fãs desse universo e o que o diferencia de qualquer outro é a capacidade de trazer à realidade figuras do mundo da fantasia e ficção, que causam tanto fascínio entre o público. Longe de serem isolados, os adeptos do cosplay mostram, em geral, serem altamente sociáveis, formando grupos para apresentações e se comunicando com outros adeptos da modalidade em todo o mundo. A prática do cosplay estimula também diversas outras capacidades, uma vez que, para se criar um bom cosplay, é necessário organização, vontade de superar desafios, muita criatividade e  talento artístico nas caracterizações.

O Yamato Cosplay é nosso grupo de concursos que abrangem o Concurso Cosplay Regular, o Yamato Cosplay Cup Brasil, o Yamato Cosplay Cup International e o World Cosplay Summit.

O CONCURSO COSPLAY

Reunindo pessoas de todas as idades, o Concurso Cultural de Cosplay faz com que o hobby seja também uma competição de talentos, permitindo aos cosplayers apresentarem-se publicamente, onde são avaliados em diversos critérios. Além de premiar os vencedores o concurso ainda empolga a plateia com um show de criatividade e originalidade nos palcos.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE NOSSAS CATEGORIAS:

COS – DESFILE (CATEGORIA ÚNICA INDIVIDUAL)
O participante se preocupa apenas em mostrar sua roupa e acessórios para os juízes, subindo ao palco caminhando até a frente e parando brevemente sobre a marcação, virando de costas para ser avaliado. Não é necessário fazer nenhum tipo de apresentação ou interpretação. Se o cosplayer desejar, poderá fazer uma pose no final.

PLAY – TRADICIONAL (CATEGORIA INDIVIDUAL)
O participante subirá ao palco para realizar sua apresentação baseada na personalidade, postura, comportamento, entonação do personagem e da história na qual ele está inserido. O participante deve estar usando a vestimenta apropriada do personagem, pois esta servirá de base para a nota da apresentação.

PLAY – LIVRE
Saindo um pouco dos padrões de interpretar o seu personagem, a categoria Play-Livre dá a liberdade do participante usar a criatividade e fazer algo que o seu personagem não faria habitualmente, lembrando que o mesmo não deve perder o nexo com o personagem.

COSPLAY – LIVRE (CATEGORIA GRUPO)
Partindo do mesmo princípio da categoria Play-Livre, nesta categoria o grupo/dupla tem a liberdade de usar a criatividade, criando uma cena que não aconteceria habitualmente, lembrando que se deve manter o nexo com o personagem.

COSPLAY – TRADICIONAL (CATEGORIA GRUPO)
Os participantes subirão ao palco para realizar uma apresentação baseada na personalidade, postura, comportamento, entonação dos personagens e da historia na qual ele está inserido. Será avaliada tanto a apresentação quanto as vestimentas.

ATENÇÃO: Os grupos, independente da categoria, podem ter no máximo 10 (dez) participantes. As duplas se enquadram na categoria grupo.